• Falta organizar teoria e os exercícios são no máx. três. Prof. Ismael
    • Força e atrito

Geralmente, quando empurramos (ou puxamos) um objeto, ele não entra em movimento. Isso ocorre porque também passa a atuar sobre ele uma outra força. Esta força, que aparece toda vez que um corpo tende a entrar em movimento, é chamada força de atrito.



Tipos de Força de Atrito

1º) Força de atrito estática; é aquela que atua enquanto não houver movimento.

2º) Força de atrito dinâmica; é aquela que atua durante o movimento.

3º) Força de atrito cinético; quando o corpo entra em movimento, uma força de atrito, opondo-se a este movimento, continua a atuar sobre o corpo.

4º) Força de resistência do ar: o ar opõe aos movimentos dos corpos que se deslocam em contato com ele.
Força de Atrito


Quando um corpo é arrastado sobre uma superfície rugosa, surge uma força de atrito de sentido contrário ao sentido do movimento.
Fat = .N
Fat = força de atrito (N)
= coeficiente de atrito
N = força normal (N)

N = m.g
Sobre um corpo no qual aplicamos uma força F, temos:
F -Fat = m.a
Exercícios
1. Um bloco de massa 8 kg é puxado por uma força horizontal de 20N. Sabendo que a força de atrito entre o bloco e a superfície é de 2N, calcule a aceleração a que fica sujeito o bloco. Dado: g = 10 m/s2.

2. Um bloco de massa 10 kg movimenta-se numa mesa horizontal sob a ação de uma força horizontal de 30 N. A força de atrito entre o bloco e a mesa vale 20 N. Determine a aceleração do corpo.
3. Um corpo de massa m = 5 kg é puxado horizontalmente sobre uma mesa por uma força F = 15 N. O coeficiente de atrito entre o corpo e a mesa é = 0,2. Determine a aceleração do corpo. Considere g = 10 m/s3.
4. Um bloco de massa 2 kg é deslocado horizontalmente por uma força F = 10 N, sobre um plano horizontal. A aceleração do bloco é 0,5 m/s2. Calcule a força de atrito.
5. Um sólido de massa 5 kg é puxado sobre um plano horizontal por uma força horizontal de 25 N. O coeficiente de atrito entre o sólido e o plano é 0,2. A) Qual a força de atrito? B) Qual é a aceleração do corpo? Dado: g = 10 m/s2.
6. Um corpo de massa igual a 5 kg, repousa sobre um plano horizontal. O coeficiente de atrito entre o corpo e o plano é 0,1. Que força horizontal deve ser aplicada para se obter uma aceleração de 3 m/s2?
7. Um corpo de massa 6 kg é lançado com velocidade inicial de 8 m/s. Determine a distância que o corpo percorrerá até parar, sabendo que o coeficiente de atrito entre o corpo e a superfície é 0,1. Adote g = 10 m/s2.

8. Um pequeno bloco de massa 20 kg, em movimento com a velocidade de 20 m/s, atinge uma superfície áspera onde a força de atrito vale 8 N. Determine a distância percorrida pelo bloco até parar.
9. Um carro de massa 900 kg e velocidade de 30 m/s freia bruscamente e pára em 3 s. Calcule a força de atrito.
10. Uma força horizontal de 10 N arrasta um corpo de massa 2,5 kg, que estava inicialmente em repouso, deslocando-o 3 m, em uma superfície horizontal. A velocidade final do corpo é 2 m/s. Qual a força de atrito entre o corpo e a superfície?
Questões
11. Explique o que é atrito.
12. Cite os principais fatores que influem no atrito.
13. Como o atrito pode ser reduzido?

14. O atrito é necessário para caminharmos? Por quê?
15. Cite as vantagens e desvantagens do atrito.
16. Um guarda-roupa está sendo empurrado por uma pessoa e se desloca com velocidade constante. Existe outra força atuando no guarda-roupa? Justifique.
17. No espaço não existe atrito algum. Será que uma nave espacial pode manter velocidade constante com os motores desligados?

18. Na superfície congelada de um lago, praticamente não existe atrito. Um carro poderia mover-se sobre uma superfície assim?
FORÇA DE ATRITO

MODELO 1

Dado, na figura abaixo, que g = 10 m/s², m